domingo, 6 de fevereiro de 2011

Prêmio Arco-íris 2010

Cristiano Ronaldo

“Todos os cidadãos devem ter direitos e deveres exactamente iguais”. A frase correu mundo e foi dita por Cristiano Ronaldo, quando perguntado, numa entrevista ao jornal Público, sobre o que pensava sobre a possibilidade de acesso ao casamento para casais de pessoas do mesmo sexo.
A questão da discriminação no acesso ao casamento é discutida em muitos países do mundo e vencer o preconceito é sempre difícil. E, no contexto do desporto, há ainda muito a fazer para combater a homofobia. A assunção de uma postura tão clara por parte do desportista português com maior reconhecimento internacional – e cujas posições fazem necessariamente notícia – é um passo fundamental nesse sentido e um apoio valioso para a causa da igualdade.   
Neste ano em que Portugal foi referido em jornais e televisões de todo o mundo pela posição de liderança que assumiu relativamente a esta questão, Cristiano Ronaldo, que para muitas pessoas em muitos países é visto como um símbolo de Portugal, veio reforçar a importância e a justiça desta medida. 
O impacto destas declarações foi impressionante. Milhares de meios de comunicação social noticiaram, nas mais diversas línguas, o apoio de Cristiano Ronaldo à igualdade no acesso ao casamento, que veio assim contribuir para a luta pelo fim desta discriminação não só em Portugal mas um pouco por todo o mundo. Trata-se, pois, de um contributo ímpar que merece o nosso reconhecimento e a nossa homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário